Conheça os suplementos alimentares para cães

Os animais também podem consumir suplementos alimentares, assim como os humanos, desde que haja a indicação correta. Confira quais são! 

 

O consumo de suplementos alimentares por pets não é nenhuma novidade, mas se você nunca ouviu falar sobre este assunto antes ou tem dúvidas sobre o tema, não se preocupe: traremos as indicações corretas para escolher o suplemento alimentar ideal para seu cão.

A suplementação alimentar para cães visa proporcionar uma longevidade maior e mais qualidade de vida. Seja oferecendo alimentação natural ou ração de qualidade, que fornecem os nutrientes adequados, ainda sim é possível complementar através de suplementos.

Essa necessidade ocorre pois, assim como os humanos, os animais possuem diferenças entre si, ainda que sejam da mesma raça, inclusive apresentando carências biológicas de alguns nutrientes ou diante de uma doença.

Os suplementos podem ser usados em casos de desnutrição, recuperação depois de uma cirurgia e até mesmo para fêmeas durante a gestação ou para a produção de leite aos filhotes. Os cães atletas também precisam complementar a alimentação com suplementos, assim eles obtém mais energia e força. Fatores como o porte, dieta ou estilo de vida (falta de exercícios físicos) também influenciam no momento de escolher um suplemento alimentar adequado.

Todas essas indicações necessitam de uma avaliação do médico veterinário, além do acompanhamento para verificar como o organismo do animal reage à suplementação.

Tipos de suplementos alimentares para cães

  • Alta proteína: é indicada para cães que vivem em lugares de clima frio, pois proteínas em excesso geram calor ao animal, fazendo com que ele coma menos, caso a temperatura aumente. Este tipo de suplementação não é recomendada para cães mais pesados, pois eles possuem mais chance de apresentar problemas nas articulações, que ficam sobrecarregadas.
  • Média proteína: é a mais recomendada pelos veterinários (desde que haja a avaliação que justifique seu uso!). Deve ser oferecida ao animal junto com uma ração com boa fonte de proteína (carnes e derivados). Com isso, o cão alcança o máximo do seu potencial, sem correr risco pelos excessos nutricionais.
  • Baixa proteína: utilizada na linha de rações para cães adultos, pois diminui o risco de problemas de crescimento. Com ela, o cão pode não atingir seu potencial genético, já que o nível de concentração é baixo.

Confiram também quais são as 4 principais indicações de suplementos para cães:

  1. Suplementos para articulações: ideais para cães de raças grandes que sofrem com problemas nas articulações. Podem ser indicados para cachorros em idade mais avançada ou obeso, em processo de emagrecimento. Se o cão possui displasia no quadril ou cotovelo, substâncias como metil-sulfonil-metano, glucosamina e sulfato de condroitina podem ajudar ao animal.
  2. Suplementos para pelos: se a pelagem do animal estiver sem brilho ou força, ou ainda naquela época de troca de pelos, a suplementação é indicada. Animais que participam de exposições fazem uso de substâncias que melhoram a aparência do pelo. O veterinário pode indicar suplementos vitamínicos minerais ou ainda ômega 3 e 6 (cujos resultados são rápidos!).
  3. Suplementos para pigmentação: cães que vivem em ambientes frios e com neve, perdem a pigmentação na região do nariz e, em exposição, os juízes notam cada detalhe. Alimentos naturais como cenoura, abóbora ou espinafre podem melhorar a pigmentação. Se o cão não ingere esses alimentos, oferecê-los em cápsulas é o ideal.
  4. Suplementos para o sistema imunológico: para fortalecer a saúde do cão que sofre com stress ou depressão, ansiedade ou qualquer outro problema psicológico, os suplementos alimentares com antioxidantes como a vitamina C, E e minerais como o selênio fazem a diferença, inclusive na prevenção contra o câncer. Mesmo que o animal já tenha passado pela doença, é importante fortalecer o sistema imunológico com o uso de antioxidantes.

O tipo e a quantidade ideal só podem ser indicados pelo médico veterinário, já que o excesso de suplementação em cães pode prejudicar o animal ao invés de contribuir para sua saúde.

Equipe TudoVet